top of page
Foto do escritorLídia Alves

Planos de saúde são obrigados a custear cirurgia plástica após a bariátrica?

Julgamento de recurso especial repetitivo pelo STJ pode colocar fim à controvérsia entre consumidores e planos de saúde.



É o que vamos descobrir após o julgamento dos recursos especiais REsp 1870834 e REsp 1872321 que estão na pauta do STJ para julgamento no dia 13 de setembro de 2023.

Os recursos serão julgados no âmbito dos recursos especiais repetitivos (Tema 1069).

 

Mas o que é o rito dos recursos especiais repetitivos e como isso afeta a vida das pessoas que buscam reparação plástica após a cirurgia bariátrica?


O rito dos recursos repetitivos é um tipo de julgamento por amostragem, ou seja, o STJ seleciona recursos especiais que tenha controvérsias idênticas.


O entendimento que o STJ chegar no julgamento dos processos selecionados serão aplicados aos demais processos sobre o mesmo tema.


O objetivo é proporcionar segurança jurídica, pois evita-se que decisões divergentes sejam tomadas nas ações judiciais.


Na prática, as ações que versarem sobre o mesmo tema ficam suspensas e, isso está acontecendo desde 2020.


Significa que o processo não terá andamento até que o julgamento dos repetitivos seja concluído. Mas, tem uma exceção: os pedidos de tutela de urgência que cumprem os requisitos legais.


Então, se você tem algum processo sobre o tema, provavelmente está suspenso. A boa notícia é que, enfim, o julgamento do tema está próximo.


É importante estar atento ao entendimento do STJ sobre o assunto, pois os pedidos para que o plano de saúde custeie a operação cirúrgica pós bariátrica serão afetados pelo julgamento dos repetitivos.


E aí, será que vem decisão favorável aos consumidores?


Por Alves & Gomes Advogados




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page